quarta-feira, 26 de maio de 2010

Palestra / Apresentação


Em breve terão um relatório detalhado dos acontecimentos na apresentação !

Foi lindo, depois agradecemos a vossa opinião critica!

O grupo :)

terça-feira, 11 de maio de 2010

QUEIMA DO PORTO 2010


No dia 3 de Maio de 2010, parte do nosso grupo de Área de Projecto dirigiu-se ao Queimodrómo do Porto para testemunhar um dos dias mais emocionantes e inesquecíveis na vida de um estudante universitário, a Queima das Fitas.



Na entrada do recinto deparamo-nos com uma fila, pois neste mesmo dia actuava uma das principais atracções da semana Franz Ferdinand.



Foi possível ver inúmeras barracas de diversos cursos e universidades da cidade, eram todas muito diferentes, mas tinham factores comuns como a diversão, a alegria e os estudantes universitários.


Lá dentro tudo permanece igual: as tasquinhas das universidades, os cânticos levemente embriagados, as romarias, os shots com denominações bizarras de mão em mão, as enchentes, o preto dos trajes. Tudo para garantir uma celebração que é partilhada pelos que estão no início e fim da vida académica, ou mesmo para aqueles que nada têm a ver com esta.



O espírito académico formado é de união, pois existe convívio entre todo o tipo de pessoas sem excepção.



Em suma, esta experiência na Queima foi de enorme importância para o nosso projecto, pois permitiu-nos aceder a um dos principais acontecimentos do ano universitário e a maior festa da vida de um estudante.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Visita á Universidade do Minho


Depois de vários contactos com a Universidade do Minho visitamos finalmente as suas instalações.



Esta visita agendada para dia 13 de Abril, exigiu bastante esforço da nossa ptornaramarte, visto que abdicamos de uma manhã sem aulas e as viagens de autocarro, para além de cansativas, -se dispendiosas.



O dia começou bastante cedo, uma vez que o autocarro para Guimarães tinha o seu ponto de partida na central de Fafe às 7h50, e sua chegada a Guimarães foi por volta das 8h30.Tudo correu como previsto, chegamos a Braga, depois de trocar de autocarro na cidade Berço, por volta das 9h30. Quando chegamos á central de camionagem, recebemos a informação que teríamos de andar uma distância razoável para apanhar um TUB que nos levavam directamente á UM.



A visita que inicialmente estava agendada para as 10h da manhã, iniciou-se às 10h20. Depois de abandonar o TUB e ao aproximarmo-nos das instalações da Universidade, conhecemos a Adriana Ferreira licenciada em Direito, actualmente a tirar mestrado.



Esta acabaria por ser a nossa monitora designada pelos serviços técnicos da Universidade e que nos iria acompanhar apresentando os vários edifícios do campus.



Ficamos surpreendidos com o tamanho do campus, e para conseguirmos visualizar tudo, tivemos de efectuar uma longa caminhada pelos variados complexos da Universidade.



Para além da entrada principal, existem as entradas secundárias que é por onde os alunos costumam entrar, e igualmente numa dessas entradas secundárias deparamo-nos com o mito de Prometeu, associando-o á universidade, mais concretamente ao ensino, á partilha, e á falta de egoísmo, pois Prometeu roubou o fogo aos Deuses, e partilhou-o com os humanos, e como castigo desse furto, ficou preso a uma rocha ficando sem fígado pois um corvo comia-o, mas este voltava a crescer, logo quem faz o bem não merece castigo.



De entre as várias coisas que observamos e fotografamos, a que mais nos agradou foi a inesperada praxe a que alguns alunos do curso de História e Arqueologia estavam a ser sujeitos. Foi deveras engraçado e obtemos uma ideia daquilo que será o nosso futuro.



O complexo que mais nos agradou foi o da escola de Ciências e Saúde, pois para além integrar os cursos que tem mais a ver com a nossa área, é o mais recente, sofisticado e moderno.



Visitamos também a Biblioteca, e ficamos agradados com o seu tamanho e com a aderência dos alunos a esta instalação, na nossa opinião, esta aderência deve-se ao facto da 1º época de exames estar cada vez mais próxima.



A Universidade do Minho constituí um todo, que é dividido em várias partes ao que chamam Escolas, cada escola subdivide-se nos seus vários departamentos, e são constituídos por uma biblioteca específica, para além da central. Embora a maioria das escolas se concentrem no campus de Gualtar, há outros pólos espalhados nomeadamente no centro da cidade de Braga e Guimarães.



Depois de um almoço muito rápido no McDonalds na companhia da Adriana, demos por terminada a visita e regressamos a Fafe, desta vez por um itinerário diferente, que embora mais demorado era menos dispendioso e sem ter transtornos de trocas de autocarros.



Depois desta manhã cansativa, tivemos de correr para conseguir chegar a tempo á nossa tarde intensiva de aulas.

terça-feira, 2 de março de 2010

Ajuda

Se tiverem algum tipo de informação (fotografias, vídeos, documentos,...) que nos possam fornecer e que nos seja útil basta enviar para o nosso mail: vidauni.12f@gmail.com

Obrigada :)

Entrevistas

Para o nosso projecto final (documentário), tivemos de fazer algumas entrevistas a pessoas nossas conhecidas que preenchessem os parametros pretendidos para o desenvolvimento do mesmo. Gostariamos de ter a vossa opinião acerca das perguntas colocadas aos entrevistados e, se possivel, respondessem às que acharem mais propícias. Se acharem que alguma pergunta importante não foi colocada por favor digam.

Perguntas gerais:
1) O que acha/achou da sua experiência na Universidade?
2) Qual a sua experiência mais marcante na Universidade? Porquê?
3) O que mudaria na sua experiência?

Mudança de curso:
1) Quais os motivos que a/o levaram a mudar de curso?
2) Foi uma decisão complicada?
3) Quais os pós e os contras da sua decisão?

Trabalhador-estudante:
1) Quais os motivos que a/o levaram a ingressar num curso universitário depois de já ter uma vida estável?
2) É dificil conciliar os estudos, a família e o trabalho?
3) O que pretende fazer após terminar os estudos?

Não conseguir entrar no curso escolhido:
1) O que é que sentiu quando soube que não tinha conseguido entrar no curso com que sempre sonhou?
2) Porque é que na altura decidiu ingressar noutro curso?
3) Depois de já estar licenciado, o que a/o levou a tentar novamente entrar no curso inicialmente escolhido?
4) O que sentiu quando se apercebeu que finalmente tinha conseguido aquilo com que sonhou por tantos anos?

Estudar fora do país:
1) Quando não conseguiu entrar no curso que queria, o que acho que deveria fazer?
2) Porque decidiu estudar fora do país?
3) O que é que aprendeu com toda esta sua experiência?

Erasmus:
1) O que a/o levou a participar no programa Erasmus?
2) Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou durante a sua viagem?
3) Qual o balanço de toda a sua experiência?
4) Que conselhos daria a um aluno que vai agora participar no programa Erasmus?

Aluno do 1º ano da universidade:
1) Quais as principais diferenças que encontrou entre o ensino secundário e o ensino universitário?
2) Qual a praxe mais dura que teve? Porquê?
3) Continua a manter uma relação próxima com os amigos que criou no secundário?

Finalista da universidade:
1) O que vai sentir mais falta daquilo que viveu enquanto estudante universitário?
2) Por vezes os caloiros dizem que as praxes são muito duras. Como encara esta afirmação?
3) Estando na recta final do seu curso, qual o balanço desta experiência?
4) É verdade que a maioria dos professores universitários desinteressam-se pelos seus alunos?

Professor universitário:
1) Qual a experiência mais marcante que teve como aluno?
2) Durante a recepção ao caloiro e a queima das fitas, os alunos são conhecidos por ingerirem quantidades excessivas de álcool. O que pensa sobre este facto? Qual a experiência mais engraçada que presenciou nesta época?
3) O que a/o levou a ser professor(a) do ensino universitário?
4) Após todos estes anos como professor(a) universitário, está arrependido/a da profissão que escolheu?
5) É verdade que a maioria dos professores universitários desinteressam-se pelos seus alunos?

Aluno do 12º ano:
1) Quais as suas expectativas para o que o espera quando entrar na universidade?
2) No 10º ano, quando escolheu o curso que frequenta, o que o motivou a fazê-lo?
3) Sobro o mundo universitário, qual é o seu maior medo? E desejo?

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diário de Bordo

Local onde decorreu a actividade: sala 10 do Bloco C da Escola Secundária de Fafe

Hora de inicio da tarefa: 15h10

Hora de termo da tarefa: 18h

Reflexão Critica

O inicio da aula foi marcado pelo aviso da professora, de que se fosse preciso sair fora da escola, no horário de aulas, para entrevistar alguém, era necessário avisar o conselho executivo, o mesmo acontecendo se algum grupo quiser fazer uma visita no âmbito da disciplina.

Em seguida a professora perguntou quem tinha feito o diário de bordo da aula anterior, verificando-se que apenas um grupo fez, contudo não o trouxe para a aula. Depois de todos os grupos terem elaborado o diário de bordo, prosseguimos com o nosso trabalho sobre “A Vida Universitária”.

Os principais pontos de trabalho do dia de hoje foram a visualização das entrevistas elaboradas a duas alunas universitárias. O segundo ponto da aula começou com a discussão sobre a data do teste de Matemática, não se chegando a nenhuma conclusão. Prosseguimos a aula com a criação de um e-mail para que o nosso grupo possa aceder a uma conta num fórum sobre estudantes e as vertentes da sua vida estudantil. Esta tarefa foi dificultada pela fraca recepção que tínhamos da internet da escola.

Esta aula foi bastante proveitosa na medida em que continuamos a desenvolver o nosso trabalho, e demos mais um passo para chegar ao nosso objectivo final, a gala de fim de ano.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A Vida Universitária

Boa tarde

Somos um grupo de alunos do 12ºano da Escola Secundária/3 de Fafe que, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, estamos a desenvolver um projecto com o título "A Vida Universitária". Este tem como objectivo fazer conhecer melhor o mundo universitário, despertar o interesse pelo ensino universitário e compartilhar experiências de alunos e ex-alunos universitários.
Como produto final estamos a elaborar um documentário com o testemunho real de várias pessoas que se disponibilizaram para nos ajudar. Contudo, toda a ajuda é bem vinda e, por isso, decidimos criar este blog de forma a que a vossa opinião seja também uma mais valia para o desenvolvimento deste nosso projecto.

Obrigado!

Os elementos do grupo:
Ana Basto
Ana Fonseca
Luís Pires
Mariana Basto
Juliana Correia
Tiago Ribeiro