terça-feira, 2 de março de 2010

Entrevistas

Para o nosso projecto final (documentário), tivemos de fazer algumas entrevistas a pessoas nossas conhecidas que preenchessem os parametros pretendidos para o desenvolvimento do mesmo. Gostariamos de ter a vossa opinião acerca das perguntas colocadas aos entrevistados e, se possivel, respondessem às que acharem mais propícias. Se acharem que alguma pergunta importante não foi colocada por favor digam.

Perguntas gerais:
1) O que acha/achou da sua experiência na Universidade?
2) Qual a sua experiência mais marcante na Universidade? Porquê?
3) O que mudaria na sua experiência?

Mudança de curso:
1) Quais os motivos que a/o levaram a mudar de curso?
2) Foi uma decisão complicada?
3) Quais os pós e os contras da sua decisão?

Trabalhador-estudante:
1) Quais os motivos que a/o levaram a ingressar num curso universitário depois de já ter uma vida estável?
2) É dificil conciliar os estudos, a família e o trabalho?
3) O que pretende fazer após terminar os estudos?

Não conseguir entrar no curso escolhido:
1) O que é que sentiu quando soube que não tinha conseguido entrar no curso com que sempre sonhou?
2) Porque é que na altura decidiu ingressar noutro curso?
3) Depois de já estar licenciado, o que a/o levou a tentar novamente entrar no curso inicialmente escolhido?
4) O que sentiu quando se apercebeu que finalmente tinha conseguido aquilo com que sonhou por tantos anos?

Estudar fora do país:
1) Quando não conseguiu entrar no curso que queria, o que acho que deveria fazer?
2) Porque decidiu estudar fora do país?
3) O que é que aprendeu com toda esta sua experiência?

Erasmus:
1) O que a/o levou a participar no programa Erasmus?
2) Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou durante a sua viagem?
3) Qual o balanço de toda a sua experiência?
4) Que conselhos daria a um aluno que vai agora participar no programa Erasmus?

Aluno do 1º ano da universidade:
1) Quais as principais diferenças que encontrou entre o ensino secundário e o ensino universitário?
2) Qual a praxe mais dura que teve? Porquê?
3) Continua a manter uma relação próxima com os amigos que criou no secundário?

Finalista da universidade:
1) O que vai sentir mais falta daquilo que viveu enquanto estudante universitário?
2) Por vezes os caloiros dizem que as praxes são muito duras. Como encara esta afirmação?
3) Estando na recta final do seu curso, qual o balanço desta experiência?
4) É verdade que a maioria dos professores universitários desinteressam-se pelos seus alunos?

Professor universitário:
1) Qual a experiência mais marcante que teve como aluno?
2) Durante a recepção ao caloiro e a queima das fitas, os alunos são conhecidos por ingerirem quantidades excessivas de álcool. O que pensa sobre este facto? Qual a experiência mais engraçada que presenciou nesta época?
3) O que a/o levou a ser professor(a) do ensino universitário?
4) Após todos estes anos como professor(a) universitário, está arrependido/a da profissão que escolheu?
5) É verdade que a maioria dos professores universitários desinteressam-se pelos seus alunos?

Aluno do 12º ano:
1) Quais as suas expectativas para o que o espera quando entrar na universidade?
2) No 10º ano, quando escolheu o curso que frequenta, o que o motivou a fazê-lo?
3) Sobro o mundo universitário, qual é o seu maior medo? E desejo?

1 comentário:

  1. Ó e então perguntas específicas direccionadas para o reles segundanista?? o comum do estudante universitário?? Vocês são mauzinhos! Isso é exclusão social!
    Já agora.. e porque não tenho sono!


    Finalista da universidade:
    1) Poder faltar kd m dá na cabeça! (e ter uma semana sem aulas só pra ir prá queima!)
    2) Duro é andar trajado um dia inteiro, debaixo de sol a ver os caloiros a serem molhados no chafariz e desejar estar na pele deles (e com as sapatilhas CONFORTAVEIS deles!)
    3) Sendo eu finalista "disfarçada"...pró ano há mais!
    4) Criei verdadeiras relaçoes de amizade com mais professores em 3 anos de universidade (2 e meio vá) do que nos 12 anteriores... tirem as vossas conclusões!


    Pronto dcpem lá aparvalhar... mas n tenho mesmo mais nada que fazer.... =)
    Dcpem lá isto ir em nome do interact, mas foi automatico... Sabem bem kem eu sou eheheh


    ou não?
    Bjinho

    ResponderEliminar